Ritmos

Dança de salão refere-se a diversos tipos de danças executadas por um par de dançarinos. As danças de salão são praticadas socialmente, como forma de entretenimento, integração social e competitivamente como Desporto. Alguns dos tipos de dança de salão foram desenvolvidas no Brasil, como, por exemplo: o forró (do Nordeste), o samba de gafieira, entre outras.

No Brasil, sete ritmos são os mais praticados, tanto nos bailes quanto nas escolas especializadas, sendo eles: bolero, soltinho, samba, forró, zouk, salsa e tango, sendo que ainda podemos encontrar diversas variações destes ritmos.

A salsa é uma mescla de ritmos afro-americanos, tais como o son montuno, o mambo, Cha-cha-chá, e a rumba cubanos. Fontes dizem que a salsa nasceu nos bairros de Nova Iorque por volta dos 1971. Mas a verdade é que a Salsa surgiu depois que a banda La Sonora Matancera saiu de Cuba, durante a revolução cubana e se instalou no México, foram eles que criaram o nome Salsa, Sonora Matancera é considerado como The Beatles Latinos. Recebeu ainda influências do merengue (da República Dominicana), do Calipso de Trinidad e Tobago, da cumbia colombiana, do rock norte-americano e do reggae jamaicano. Hoje, é uma mistura de sons e absorve influências de ritmos mais modernos como rap ou techno. A dança é caracterizada pelo compasso quaternário.Salsa, em castelhano, significa "tempero" e a adoção do nome quis transmitir a ideia de uma música com "sabor". O movimento que originou este novo estilo de música latino-americana começou em Nova Iorque, quando um grupo de jovens músicos começou a mesclar sons e ritmos visando a criar uma sonoridade que tivesse um "sabor" latino-americano. Existem duas técnicas desenvolvidas para dançar este ritmo: a salsa em linha e a salsa cubana. A salsa cubana vem se destacando no gosto dos alunos por oferecer levesa, descontração mantendo a sensualidade do da dança.

...

Forró é um ritmo e dança típicos da Região Nordeste do Brasil que teve grande adesão e foi amplamente difundido entre eventos e casas noturnas especializadas no ritmo. Diante a imprecisão do termo, não existe consenso quanto a definição musical do forró como estilo musical, sendo geralmente associado o nome como uma generalização de vários ritmos musicais daquela região, como baião, o xaxado, que tem influências holandesas e o xote, que tem influência de Portugal. São tocados, tradicionalmente, por trios, compostos de um sanfoneiro (tocador de acordeão, que no forró é tradicionalmente a sanfona de oito baixos), um zabumbeiro e um tocador de triângulo. Porpularmente é conhecido como um dos ritmos mais fáceis de se aprender e em algumas aulas os alunos já se demonstram intimos passos e bem avontade para se arriscarem nas pistas.

... 


O Zouk de uma forma resumida é uma espécie de dança oriunda da lambada, porém, com movimentos mais adaptados ao andamento da música. A lambada era muito rápida e frenética, impossibilitando muitos passos que existem hoje. A dança zouk brasileira possui hoje vários estilos. Mas a base para a dança nunca deixou de ser a Lambada e os giros e movimentos de braços presentes na Salsa, Soltinho, Rock and Roll e Forro entre outros.Os criadores do Zouk foram o grupo Kassav' que misturaram o Calipso, um estilo musical afro-caribenho, e a Makossa, um estilo musical originário das regiões urbanas do Camarões, ganhando o nome de Zouk na Europa, em 1985, através da música "Zouk la sé sèl médickaman nou ni" que cunhou o estilo com o nome Zouk. É de notar que Zouk não era o nome do estilo musical, de facto os Kassav' nunca tinham atribuído esse nome ao estilo que desenvolveram, significando Zouk em Crioulo do Haiti, festa. Por outras palavras o nome da musica em português é "A festa é o único medicamento que temos". Como em França pouca gente entendia o Crioulo, e o nome que sobressaia do titulo era Zouk, o estilo passou a ser conhecido por Zouk.

... 

O bolero é um ritmo que mescla raízes espanholas com influências locais de vários países hispano-americanos. De origem Cubana tornou-se mais conhecido como canção romântica mexicana 1 , sofreu modificações, especialmente desenvolvendo temas mais românticos e de ritmo mais lento. Tem tradição em diversos paízes e é amplamente difundido em casas noturas, bailes, festas e jantares dançantes. Um ritmo elegante que encontra dentre os adeptos desde adolecentes até grupos da melhor idade.